Roteiro gastronômico no Rio: restaurantes imperdíveis do Centro, Botafogo, Copacabana e Ipanema

O Rio é famoso pelos pontos turísticos e pelas belas praias. Porém, esses não são os únicos encantos da cidade maravilhosa. Quando se trata de gastronomia, o Rio tem muito a oferecer e muito para ser explorado. Não importa se você é um foodie ou apenas um curioso, o Rio de Janeiro tem excelentes restaurantes para você provar, com todas as cozinhas do mundo e para todos os bolsos. Seja em uma visita breve, ou em uma viagem mais longa, o lado gastronômico do Rio precisa ser descoberto! E, por isso, preparamos um Roteiro Gastronômico no Rio completo para você se deliciar. Confira!


Roteiro gastronômico no Rio: Centro, Copacabana, Ipanema e Botafogo

Você pretende provar o melhor da culinária brasileira e mundial na cidade maravilhosa, certo? Então, estamos aqui para te ajudar! Separamos alguns restaurantes icônicos e outros nem tão conhecidos que estão espalhados pelos pontos mais visitados da cidade. Assim, você tem a opção de provar o melhor da gastronomia do Rio, independentemente de onde você estiver.


Então, prepare o estômago, porque temos lugares deliciosos para você curtir no seu Happy Day. Vem com a gente?


Centro

A região central do Rio conta com restaurantes incríveis e oferece tanto opções com o trivial da cozinha brasileira, como menus mais sofisticados.


Bistrô Olvidor

Misturando clássicos da cozinha francesa com ingredientes brasileiros, o Bistrô Olvidor tem pratos deliciosos e um ambiente super aconchegante. No cardápio, você encontra um mix do moderno com o tradicional, ou melhor dizendo, do steak ao poivre às ostras. Não deixe de provar o arroz de pato, que é um ícone da cozinha francesa e um dos destaques da casa.




Costela do Beco

Embora o Costela do Beco não seja um restaurante tradicionalmente frequentado por turistas, ele serve muito bem quem busca os pratos tradicionais da cozinha brasileira. A especialidade da casa, como já é de se esperar, é a costela no bafo, servida com mandioca e agrião refogado. A feijoada de sexta-feira também é outra estrela da casa e merece ser provada!


Angu do Gomes

Apesar de pequeno e despretensioso, o Angu do Gomes traz em seu cardápio opções da cozinha carioca, que são preparadas de forma simples, mas servidas com sofisticação. Não deixe de provar o clássico Angu, uma papa de farinha de milho servida com uma deliciosa carne de panela e miúdos, e os bolinhos de feijoada e de angu. Ambos com uma cervejinha gelada são uma combinação que tem o sabor do Rio!


Copacabana

Copacabana tem mais do que a famosa praia. Os restaurantes também são para aproveitar e por isso não poderíamos deixar de fora esse bairro do nosso Roteiro Gastronômico no Rio!


Azumi cozinha japonesa

O Azumi é um restaurante japonês super tradicional e delicioso. Embora com preços um pouco mais altos, vale a pena degustar o sashimi e sushi sempre fresquinhos e outros pratos como o arroz curry, udon e os bentôs. Não espere sushi com cream cheese, embora sim, existem algumas inovações no cardápio que saem do tradicional. Um exemplo é o Camarão com berinjela picante puxado no Sake, que já conquistou muitos dos clientes.


Yapamak

O Yapamak também traz o melhor da cozinha oriental, porém em uma proposta fusion. Isso significa que o restaurante faz a releitura de pratos tradicionais e conta com as suas próprias criações usando ingredientes asiáticos conhecidos. Além de sushis que levam ingredientes inusitados como foie gras, o restaurante também serve os pokes (bowl de peixe marinado, que acompanha arroz, abacate, tomate, cebola, pepino e chips de batata doce), temakis e yakissoba.


The bakers

A The Bakers é uma padaria completa que serve pães, doces, bolos e frios diversos. Ela pode ser uma boa opção para um brunch ou café da tarde mais farto. Para quem deseja experimentar os clássicos pão de queijo, pão na chapa e bolos com gostinho de Brasil, essa é uma ótima opção.


Confeitaria Colombo

A Confeitaria Colombo é um dos locais mais icônicos do Rio e merece a visita, nem que seja só para tomar um cafezinho! Existem várias espalhadas pela cidade, mas sem dúvida, uma das mais famosas é a localizada no Forte de Copacabana, que faz parte da história da cidade. Além das opções de buffet de café da manhã, a confeitaria tem inúmeros bolos, pães e doces que são de dar água na boca.




Botafogo

Botafogo é um bairro tranquilo, mas que conta com os restaurantes mais descolados do Rio de Janeiro! Com muitos bares ao redor, é o bairro ideal para um belo jantar seguido de uma boa balada.


Miam Miam

O restaurante fundado em 2005 tem a chef Roberta Ciasca assinando todos os pratos. O conceito do cardápio do Miam Miam foi todo criado com base em “comfort food” que é aquela comida caseira e gostosa que alimenta a alma e o coração. A moqueca e os camarões com palmito de pupunha são estrelas do cardápio, que também conta com opções vegetarianas e veganas.


Lasai

Para quem busca uma experiência gastronômica sofisticada de um verdadeiro fine dining, o Lasai é uma ótima opção. Quem assina os pratos da casa é o chefe Rafael Costa e Silva que já conquistou até uma estrela Michelin. Os pratos envolvem ingredientes inusitados como açaí, batata doce e morango e mudam de acordo com a sazonalidade dos ingredientes. Sem dúvida, uma oportunidade para jantar de forma única.


Harad

Para quem é fã da culinária árabe, o Harad é sem dúvida, uma ótima opção! No cardápio você encontra desde as tradicionais esfihas e quibes, até kebabs, falafel, homus e babaganuche. Os pratos são bem servidos e com valores bem acessíveis! Vale a pena provar!

Ipanema

Ipanema é um bairro que não fica de fora de quem visita o Rio, principalmente pela primeira vez! Então, não poderíamos deixar ele de fora do nosso Roteiro Gastronômico no rio


Gurumê

Gurumê quer dizer “gourmet” em japonês. E é justamente isso que esse restaurante propõe: criar uma cozinha fusion oriental, bastante moderna e, claro, gourmet! Os pratos, assinados pelo chef Shin Koike contam com sofisticação e muitas novidades. Destaque para a pipoca de camarão, que é um tempurá com molho spicy da casa e o risoto de camarão com alho poró. Além disso, sushis e sashimis também brilham no cardápio.



Carretão Ipanema

As churrascarias são sempre procuradas, principalmente pelos turistas estrangeiros. Afinal, não é em qualquer lugar do mundo que é possível degustar carnes especiais com tanta variedade. A Carretão Ipanema é uma referência em churrasco rodízio e tem absolutamente tudo o que uma boa churrascaria deve ter. Além das carnes, as opções no buffet são intermináveis com queijos, saladas, frios, pães e até comida japonesa. Sem dúvida, para quem quer comer bem, é uma ótima opção!



Bom, nosso objetivo aqui é oferecer apenas algumas opções variadas tanto em termos de sabores quanto de preços. É impossível colocar todos os bons restaurantes do Rio em um único post. Mas todos esses, valem a pena entrar para o seu roteiro Happy Day.


Gostou das dicas do nosso Roteiro Gastronômico no Rio? Qual a gastronomia e quais os bairros que você quer ver por aqui? Conta para a gente?


74055290_ri_-_rio_31-12-2017_reveillon_-

Blog

Explore o lado happy do Rio e da Flórida com a gente. Aqui você encontra dicas exclusivas e mais!