Como aproveitar o Rio de Janeiro com segurança

Que o Rio de Janeiro continua lindo e merece uma visita, isso é algo inegável! Porém, muita gente ainda tem receio, ou mesmo desiste de conhecer as belezas do Rio, em razão das inúmeras notícias que saem na mídia. Assim como qualquer grande cidade do Brasil e do mundo, o Rio tem problemas com a violência. Mas isso não significa que não dá para curtir o melhor da cidade e visitar pontos turísticos famosos e paisagens incríveis que ficam na memória para sempre. Para aproveitar o Rio de Janeiro com segurança, além de algumas dicas básicas, vale contar com a experiência de quem conhece e ama o Rio, como nós da Happy Day! Para explorar o Rio com segurança, preparamos um post completo. Vale a pena conferir!


Rio de Janeiro com segurança: o que você precisa saber

O Rio de Janeiro é um dos destinos brasileiros que mais atraem turistas. As belas praias, a natureza, os pontos turísticos, a boa gastronomia, a história e até o jeitinho carioca. Todas essas características tornam o Rio único e fascinante aos olhos dos turistas e dos próprios moradores. Mas sim, também existe a violência que faz parte do cotidiano da cidade.


Para quem mora e conhece o Rio, no entanto, sabe que a violência está muito mais presente no dia a dia dos cariocas, em localidades e até em horários específicos. Mas não é uma realidade em toda a cidade.


Para provar isso, basta ver que, mesmo com as notícias de arrastões, as praias do Leme ao Pontal ainda lotam aos finais de semana. Da mesma forma, as calçadas de Ipanema, Leblon e Copacabana permanecem cheias de gente curtindo uma cerveja gelada nas mesinhas dos bares, apesar das inúmeras notícias de assaltos.




O Rio de Janeiro tem uma infraestrutura voltada para o turismo que é singular. Por isso, a cidade já foi palco de grandes eventos como o Rock in Rio e as Olimpíadas, isso sem mencionar o Carnaval e o Réveillon que acontecem todos os anos. Em nenhum desses eventos você deve se recordar de incidentes de violência, justamente porque a cidade também se prepara para os turistas, oferecendo o que há de melhor para quem quer curtir o Rio.


Curtindo o Rio sem estresse

Quem pretende visitar a cidade maravilhosa, vale a pena tomar alguns cuidados para evitar incidentes. Vale lembrar que, muitos desses cuidados não valem somente para turistar no Rio, mas também para qualquer grande cidade do Brasil e do mundo. Hoje a violência nas metrópoles é uma questão global. Por isso, mesmo caminhando por Lisboa, Madri, Roma ou Praga é essencial tomar certos cuidados e ter atenção redobrada.



  • Evite andar com pertences de valor como joias e relógios. Nada do que possa ser puxado do corpo, incluindo bolsas grandes, são uma boa ideia para quem quer aproveitar as ruas do Rio com segurança.

  • Não fique com o celular à mostra o tempo todo e evite caminhar com seu aparelho de bobeira.

  • Tenha cuidado com câmeras fotográficas e procure tirar seu equipamento da bolsa somente quando for usar.

  • Não ande com a carteira no bolso traseiro da calça ou com a bolsa aberta, isso facilita furtos.

  • Evite locais ermos e escuros, ainda mais se estiver desacompanhado.

  • Se alugar um carro, considere usar o Google Maps para checar a rota antes e evitar locais inseguros.

  • Procure passear pelo centro da cidade durante o dia, mas à noite procure outras atrações.

  • Não espere o Uber ou táxi fora de qualquer estabelecimento. Aguarde a chegada do motorista para embarcar.

  • Carregue com você somente aquilo que vai usar durante o dia.

  • Não deixe seus pertences na praia enquanto vai dar um mergulho. Deixe aos cuidados de alguém, ou leve uma bolsa impermeável para colocá-los e leve-os junto para um mergulho.

  • Prefira sempre o metrô e o VLT. Ambos são super seguros para explorar o Rio, diferentemente dos ônibus, onde assaltos são mais comuns.

  • Procure sacar dinheiro dentro do metrô, onde os caixas oferecem mais segurança.

  • Aos sábados e domingos à tarde e ao anoitecer não visite os Arcos da Lapa ou o Largo da Carioca a pé.

  • Procure planejar seu roteiro pelo Rio priorizando as atrações que ficam próximas. Evite grandes deslocamentos durante o dia, principalmente se passarem por áreas de grande trânsito e incidentes, como Linha Vermelha, túnel Rebouças, Linha Amarela, túnel Zuzu Angel.

  • Evite o chamado Favela Tour. Com a interrupção dos processos de pacificação das UPPS, esse tipo de passeio não é considerado como seguro no atual momento.

Por último, vale destacar que, muitos dos golpes que eram aplicados em turistas antigamente, hoje podem ser driblados com a tecnologia. O caso dos taxistas que desviam o caminho para deixar a corrida mais cara, por exemplo, praticamente foi eliminado com a existência de aplicativos de transporte privado, como Uber, Cabify, entre outros.

Pandemia e segurança no Rio

Além da violência, muita gente está insegura de viajar para o Rio em razão da pandemia. De fato, na medida em que o número de contaminados pelo coronavírus está aumentando, a opção mais prudente é ficar em casa. A boa notícia é que os pontos turísticos, os restaurantes e toda beleza do Rio continua lá para ser explorada logo que tudo isso passar.


Hoje os locais de visitação estão atendendo de forma rigorosa os protocolos de segurança. Assim, quem pretende explorar o Rio nessa época, vale a pena checar os horários e avaliar se a visita é mesmo válida nesse momento. Para aproveitar o Rio mesmo durante a pandemia sem abrir mão da segurança, colocamos algumas recomendações aqui para você!


Apesar das notícias da mídia, as belezas do Rio merecem uma visita sem medo, nem paranoia. Existem sim problemas com a violência, porém, aproveitar o Rio com segurança é possível e vale muito a pena!


Gostou dessas dicas? Caso você ainda se sinta inseguro em conhecer o Rio, que tal considerar um roteiro personalizado? Além de conhecer os locais que mais combinam com você, pensamos também na sua segurança!

74055290_ri_-_rio_31-12-2017_reveillon_-

Blog

Explore o lado happy do Rio e da Flórida com a gente. Aqui você encontra dicas exclusivas e mais!